SOLICITAR ORÇAMENTO

Gruas para construção civil: o que são e quais as vantagens

Gruas para construção civil: o que são e quais as vantagens 02 de Setembro de 2021

A grua é uma ótima solução para espaços estreitos e para a industrialização da construção civil. Muito utilizada na construção de edifícios e de grandes empreendimentos, foi desenvolvida para facilitar e trazer agilidade na movimentação e elevação de grandes cargas, tanto horizontal quanto verticalmente.

As gruas na construção civil conseguem acompanhar o ritmo de crescimento do setor, por trazerem mais eficiência, versatilidade e capacidade de transportar variados materiais, sem ocupar muito espaço no canteiro de obras.

As gruas são fundamentais para o construtor que deseja obter mais produtividade e industrializar processos da construção civil. Quanto maior for a altura do prédio em construção e mais elevado o grau de industrialização da obra, maior será a demanda por gruas. Isso não impede, é claro, que elas também potencializem a execução de prédios menores.

Continue lendo este texto para descobrir quais as vantagens das gruas para construção civil!

O que é grua e para que serve

As gruas foram desenvolvidas para viabilizar a movimentação vertical e horizontal de cargas e materiais na construção civil. Elas são fundamentais para obter mais produtividade, economia e segurança, já que são muito utilizadas em empreendimentos altos e com elevado grau de industrialização.

Vantagens das gruas para construção civil

O uso da grua na construção civil pode trazer diversas vantagens, como:

- Redução do tempo da construção em até 40%;

- Cumprimento de cronogramas;

- Giro e alcance diferenciados;

- Alta capacidade de elevação;

- Movimentação de grandes cargas;

- Diminuição de mão de obra;

- Diminuição no desperdício de matérias;

- Maior segurança na obra;

- Flexibilização de pontos de carregamento, descarregamento e armazenagem dos materiais.

- Solução ideal para locais com pouco espaço.

Diferenças entre grua e elevador

Os elevadores têm por principal função o transporte vertical de materiais e não conseguem abranger a obra inteira, atuando em locais e tempos pontuais no empreendimento, movendo uma carga em apenas uma direção.

Já a grua atende 100% da obra, com giro de 360º, com movimentação vertical e horizontal, além de ser muito mais ágil, versátil, segura e precisa.

Diferença entre grua e guincho / guindaste

Tanto o guincho quanto a grua, são equipamentos desenvolvidos para içar grandes cargas. No entanto, as diferenças entre eles é que a grua é um equipamento fixo, enquanto o guindaste é um equipamento móvel, que opera sobre rodas ou esteiras.

Ou seja, ao passo em que uma grua consegue acompanhar o ritmo da construção e ser instalada no próprio edifício ou prédio, o guindaste precisa ficar no chão, geralmente sob caminhões e outros veículos, o que limita muito sua utilização.

Tipos de grua para cada construção

Grua Torre Fixa

Utilizadas em obras de pequeno e médio porte, com construções de até 39 metros de altura, é instalada em uma base de concreto no lado externo do edifício, permitindo atender mais de um bloco por vez.  

Grua Torre Ascensional

Utilizadas em grandes empreendimentos e edifícios de até 200m de altura, a grua ascensional é mais utilizada por conta da sua versatilidade de atender diversas alturas e não ocupar o canteiro de obras, já que fica na parte interna do edifício. Ela pode ser utilizada desde o início da obra como torre fixa, sendo instalada inicialmente com o chumbador reaproveitável na fundação do edifício, e após a construção das lajes, fixada pelos anéis e vigas no poço do elevador ou em uma abertura de laje.

Grua Torre Auto Desmontável

Possui as mesmas características de uma grua ascensional, porém o que a diferencia é seu exclusivo sistema de autodesmontagem. É indicado para obras com difícil acesso ou pouco espaço no canteiro, já que dispensa a utilização de guindaste ou Derrick para a sua desmontagem.

Acessórios para gruas

A Grubras é especialista na fabricação de gruas e disponibiliza diversos acessórios para construção civil, que proporcionam mais velocidade na execução de obras e praticidade no dia a dia das construtoras.

São seis acessórios principais: balde de concreto, suporte para mangote, porta palete, ponteira de descarga lateral, e gaiola de transporte e caçamba de entulho.

Cada um tem sua função específica e todos podem ser aplicados junto das gruas.

Gruas da Grubras auxiliam a construção civil

A Grubras oferece os três modelos construídos com tecnologia de ponta e os melhores produtos do mercado. Saiba mais sobre cada uma delas: 

Grua Torre Fixa Grubras – GBFT: indicada para construções com altura de até 39 metros, instalada a uma base fixa, com torre de até 42 metros de altura e lança podendo chegar à 49 metros. Ela ainda oferece a possibilidade de ser transformada em uma grua torre ascensional.

Grua Torre Ascensional Grubras – GBAS:  tem capacidade para atuar em empreendimentos de 39 a 200 metros de altura, com sistema ascensional hidráulico, 24 metros de torre e lança de até 49 metros.

Grua Auto Desmontável Grubras – GBAD:  possui um sistema próprio que se auto desmonta no final da obra, sem a necessidade de guindaste e sem ocupar muito espaço no canteiro de obras.

No blog da Grubras, há diversos artigos que falam mais sobre uso, aplicação e vantagens das gruas. A empresa também dispõe de uma equipe comercial para tirar dúvidas sobre os equipamentos e a possibilidade de solicitar orçamento diretamente pelo site!

Fotos:

  • Gruas para construção civil: o que são e quais as vantagens

Veja também

Solicite seu orçamento | GRUBRAS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento
Whatsapp | Grubras