SOLICITAR ORÇAMENTO

Como aumentar a produtividade na construção civil?

Como aumentar a produtividade na construção civil? 14 de Outubro de 2021

Com cada vez mais competitividade e uma necessidade de acompanhar o ritmo acelerado da construção civil, aumentar a produtividade na execução de obras se tornou algo fundamental para manter construtoras no mercado.

Por este motivo, é necessário pensar em soluções que possam potencializar os serviços tanto para acompanhar a tendência dos negócios, quanto para atender às exigências dos clientes, que gradualmente têm procurado por menores prazos de entrega, qualidade e eficiência.

Continue lendo este artigo e confira dicas para aumentar a produtividade na construção civil!

 

O que é produtividade na construção civil?

Produtividade na construção civil se relaciona com a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis. Seria fazer as atividades mais rápido e com os mesmos recursos.

A soma do consumo racional com uma melhoria nos processos relacionados à execução de tarefas, eleva padrões de agilidade, qualidade e alto desempenho.

 

Dicas para aumentar a produtividade na construção civil

A primeira dica para aumentar a produtividade na construção civil é criar um planejamento. Ao planejar a execução de um projeto, se conhecerá mais sobre os gargalos a serem enfrentados, desde a logística, compra de insumos, até métodos construtivos utilizados. Ao planejar uma construção, há mais facilidade em se conhecer as etapas da obra, e isso é fundamental para a escolha das melhores soluções, previsão do tempo de execução e para obter economia e eficiência.

Confira mais dicas:

  • - Mensurar a produtividade;
  • - Ser efetivo nos orçamentos;
  • - Compatibilizar informações e projetos;
  • - Escolher bons profissionais e fornecedores;
  • - Seguir tendências de mercado;
  • - Industrializar o processo construtivo;
  • - Investir em equipamentos de alta qualidade;
  • - Adotar a inovação e tecnologia.

Quanto aos últimos itens, é possível  investir em recursos e softwares que agilizem as fases, e principalmente, em equipamentos que trarão de fato mais agilidade à obra, como é o caso das gruas.

Como a grua pode trazer produtividade na construção civil?

Confira a seguir quais são as vantagens de investir em gruas na construção civil e por quais motivos elas trazem produtividade às construtoras!

 

O que é uma grua?

Uma grua é um equipamento de elevação de cargas, capaz de içar e movimentar materiais pesados com precisão e segurança. As gruas são constituídas geralmente por: uma torre vertical, lança (braço horizontal) e um mecanismo de controle.

 

Qual a função de uma grua?

A principal função de uma grua é a de elevar e transportar cargas em uma construção, com eficiência, segurança e rapidez. Ela é utilizada durante todos os estágios da obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, como em edifícios, por exemplo.

 

Qual a diferença entre grua e guindaste?

Tanto o guindaste quanto a grua são equipamentos desenvolvidos para içar grandes cargas. No entanto, a grua é um equipamento fixo, enquanto o guindaste é um equipamento móvel, que opera sobre rodas ou esteiras. Ou seja, ao passo em que uma grua consegue acompanhar o ritmo da construção e ser instalada no próprio edifício ou prédio, o guindaste precisa ficar no chão, geralmente sob caminhões e outros veículos, o que limita muito sua utilização.

 

Tipos de grua para cada construção

A GRUBRAS oferece três tipos de gruas:

Grua Torre Fixa: utilizada em obras de pequeno e médio porte, em construções de até 49 metros de altura ou edifícios de até 14 pavimentos. É instalada em uma base de concreto no lado externo do edifício, permitindo atender mais de um bloco por vez. 

Grua Torre Ascensional: utilizada em grandes empreendimentos e edifícios de até 240m de altura ou edifícios de até 80 pavimentos, a grua ascensional é mais utilizada por conta da sua versatilidade de atender diversas alturas e não ocupar o canteiro de obras, já que fica na parte interna do edifício. Ela pode ser utilizada desde o início da obra como torre fixa, sendo instalada inicialmente com o chumbador reaproveitável na fundação do edifício, e após a construção das lajes, fixada pelos anéis e vigas no poço do elevador ou em uma abertura de laje.

Grua Torre Auto Desmontável: possui as mesmas características de uma grua ascensional, porém o que a diferencia é seu exclusivo sistema de autodesmontagem. É indicado para obras com difícil acesso ou pouco espaço no canteiro, já que dispensa a utilização de guindaste ou Derrick para a sua desmontagem.

5 benefícios das gruas para ter agilidade na construção civil

 

1. Mais economia e eficiência à construção

As gruas auxiliam a movimentação e elevação de cargas pesadas e grandes volumes de forma ágil e com facilidade, garantindo versatilidade, economia e eficiência nos serviços

2. Cumprimento do cronograma

As gruas garantem a produtividade das construções e automaticamente o cumprimento de cronograma, otimizando o tempo em até 40% e trazendo a garantia da entrega de obras dentro do prazo estimado.

3. Ocupam pouco espaço no canteiro de obras

Além de proporcionar giro e alcance diferenciados e alta capacidade de elevação, as gruas proporcionam flexibilização e versatilidade no canteiro de obras, se tornando uma ótima solução para espaços estreitos (não ocupam muito espaço no canteiro de obras) e para facilitar a movimentação de cargas de forma horizontal e vertical.

4. Facilidade para deslocar equipamentos no canteiro de obras

Como as gruas também podem transportar equipamentos, elas podem ser muito úteis para o deslocamento destes no canteiro de obras. Isso vale para materiais pesados que precisam constantemente serem transportados de um lado para o outro. Alguns exemplos: contêineres de construção, vigas de aço, painéis pré-fabricados, betoneiras, tubulações, madeiras e materiais de carpintaria, blocos de concreto, equipamentos de escavação, geradores, ferramentas, materiais de cobertura, cargas de tijolos e pedras, sacos de cimento, entre outros.

5. Agilidade na montagem de estruturas pré-fabricadas

A montagem de estruturas, como pré-fabricados e pré-moldados em concreto, pode ser potencializada ao utilizar gruas. Como elas são capazes de erguer e posicionar essas peças de forma eficiente e segura, o processo construtivo pode ser acelerado e entregue antes do tempo previsto.

 

Outras vantagens das gruas na construção civil

As gruas também proporcionam giro e alcance diferenciados, alta capacidade de elevação, diminuição de mão de obra e facilidade na execução dos serviços nos pontos de carregamento, descarregamento e armazenagem.

A Grubras está há quase 15 anos no mercado, trazendo as melhores soluções em gruas e acessórios. A empresa é especialista na área e ofereces três modelos para a construção civil. Conheça os diferenciais de cada produto acessando site!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe comercial, e se preferir, solicite um orçamento diretamente pelo site.

Aproveite e confira os artigos do blog relacionados com o tema!

Fotos:

  • Como aumentar a produtividade na construção civil?

Veja também

Solicite seu orçamento | GRUBRAS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento
Whatsapp | Grubras