SOLICITAR ORÇAMENTO

Como aumentar a eficiência na construção civil

Como aumentar a eficiência na construção civil 10 de Novembro de 2022

Com um nível de concorrência cada vez maior e uma expansão no crescimento sendo registrada a cada ano, o setor da construção civil exige hoje muito mais agilidade, eficiência e produtividade das construtoras e prestadores de serviços relacionados ao segmento.

Ao passo que há crescimento no setor, consequentemente surge uma maior demanda de mercado e mais obras para executar. Para que as empresas e construtoras também consigam se manter em expansão e acompanhar o ritmo, é necessário adotar práticas, estratégicas e investimentos para cumprir os cronogramas estipulados e conseguir executar mais obras em um curto espaço de tempo.

Continue lendo este artigo e confira dicas que vão ajudar sua empresa a aumentar a eficiência na execução de obras!

5 dicas para aumentar a eficiência na construção civil

1. Cuide do canteiro de obras

O canteiro de obras é o espaço que reúne todos os recursos necessários para a execução de uma construção. Por isso, é essencial organizá-lo e planejá-lo para garantir que tudo funcione da melhor forma. A efetividade de uma obra está diretamente ligada à essa organização.

Elenque quais são os materiais, processos e recursos necessários para garantir o bom funcionamento do canteiro, analise onde ficarão posicionados os espaços como banheiro e almoxarifado; distribua os materiais da melhor forma possível, para que tenham fácil visualização e organização; identifique todos os equipamentos de proteção individual (EPIs); garanta a logística do canteiro de obras.

2. Crie um planejamento detalhado

Grande parte dos erros de eficiência são originados na fase de planejamento das construções. Um bom planejamento assegura o aproveitamento máximo de recursos, ajuda a evitar desperdícios, traz otimização dos processos, ajuda a traçar com mais assertividade cronogramas e a diminuir as chances de retrabalhos ou falhas no orçamento.

Ao planejar uma construção, há mais facilidade em se conhecer as etapas da obra, e isso é fundamental para a escolha das melhores soluções, previsão do tempo de execução e para obter economia e eficiência.

3. Invista em segurança

A falta de segurança em uma obra pode acarretar diversos prejuízos, além da possibilidade de causar graves acidentes, transtornos e atrapalhar diretamente o andamento da obra.

Garanta que todas as pessoas na obra possuam EPIs (equipamentos de proteção individual) e que sejam sempre utilizados da forma correta. As máquinas e equipamentos utilizados também devem passar sempre por manutenções e os profissionais precisam dominar o uso deles.

4. Treine sua equipe

O treinamento é outro item fundamental para garantir a eficiência na construção civil. Isso vai desde a equipe que desenvolve projetos, ou que toma decisões, até os que são responsável de fato pela execução das estruturas e por operar equipamentos.

Conhecimento nunca é demais e pode contribuir para que o trabalho seja executado em menos tempo e com muito mais qualidade.

5. Invista em equipamentos e tecnologia

Existem recursos e tecnologias que agilizam as fases construtivas, como softwares ou tecnologias que ajudem a industrializar a obra. Quanto aos equipamentos, podem trazer muito mais agilidade e produtividade durante a execução.

As gruas por exemplo, auxiliam a movimentação e elevação de cargas pesadas e grandes volumes de forma ágil e com facilidade, garantindo versatilidade, economia e eficiência nos serviços, otimizando o tempo em até 40%, com a garantia da entrega de obras dentro do prazo estimado.

Elas proporcionam giro e alcance diferenciados, alta capacidade de elevação, flexibilização e versatilidade no canteiro de obras por não ocuparem muito espaço e facilitam a movimentação de cargas de forma horizontal e vertical.

Nós somos especialistas nesta área e possuímos três modelos de gruas para oferecer à sua construtora muito mais eficiência na execução de estruturas. Também dispomos de uma variedade de acessórios, para potencializar ainda mais a produção. Todas as gruas oferecem elevação precisa, velocidade controlável, fácil manuseio, movimentação suave e estável, tecnologia de ponta, alta qualidade, durabilidade e sofisticação.

Se você deseja saber mais sobre cada produto, entre em contato com a equipe comercial ou solicite um orçamento diretamente pelo site!

Fotos:

  • Como aumentar a eficiência na construção civil

Veja também

Solicite seu orçamento | GRUBRAS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento
Whatsapp | Grubras