SOLICITAR ORÇAMENTO

O que você precisa saber para adquirir uma grua?

O que você precisa saber para adquirir uma grua? 26 de Julho de 2021

Entre todos os equipamentos utilizados pela construção civil, a grua merece destaque por ser muito eficaz e ter sido desenvolvida especialmente para agregar praticidade, economia e segurança às obras, além é claro, de viabilizar e melhorar a movimentação vertical e horizontal de materiais nos canteiros de obras.

Mas, para saber qual grua escolher, é necessário se atentar a alguns fatores. Selecionar equipamentos para sua obra, é uma tarefa que deve ser realizada com toda atenção e cuidado. É preciso realizar uma análise para saber quais são as necessidades da sua construção, se o equipamento é eficiente e seguro e se realmente atende todas as demandas da sua obra.

Para facilitar esse processo de escolha, criamos um artigo que explica as principais características que uma grua deve oferecer e algumas dicas para escolher o modelo ideal. Confira:

Qualidade

Um dos principais critérios a ser utilizado ao escolher uma grua é a qualidade. É importante saber se o fornecedor é de confiança e se a marca possui boas referências no mercado. Conhecer os componentes e processos que serão utilizados na hora fabricação, também  faz toda diferença na hora da escolha.  Ao focar apenas nos valores e não no custo-benefício, você poderá ter prejuízos com peças de má qualidade, paradas de máquina e custos adicionais com manutenções corretivas.

Como saber qual modelo ideal de grua

Para definição bem-sucedida desse equipamento, também é fundamental o conhecimento sobre as características da obra e do canteiro para definir o melhor modelo.

A primeira análise deve ser do espaço disponível sobre o canteiro de obras, onde deve-se avaliar se existe algum obstáculo em torno da construção (residências, vias públicas, outros prédios, etc.), que impeçam o giro de 360º do equipamento. Visto isso, deve-se definir a localização do ponto de carga e descarga de materiais, assim como o tamanho e peso do material mais pesado a ser transportado.

Definindo esses pontos, é possível chegar ao tamanho de lança e a capacidade de carga necessária para atender todo o canteiro de obras com agilidade e segurança.

A seguir definimos o modelo da grua de acordo com a altura de cada empreendimento:

Grua Torre Fixa: Indicada para obras de pequeno e médio porte, esta grua é fixada sobre um bloco de concreto com chumbadores e normalmente é instalada na lateral de uma edificação. Esses modelos são posicionados no lado externo da edificação e devem ser estaiados ou presos ao corpo do edifício ao ultrapassarem a altura de 42 metros de torre.

Grua Torre Ascensional: Esse equipamento é montado dentro do edifício em construção, quase sempre no fosso do elevador ou em um poço aberto na laje para esse fim. Conforme os pavimentos vão sendo construídos, a grua vai subindo através um sistema ascensional hidráulico, o que possibilita que a grua seja elevada a cada três lajes construídas.

Grua Auto Desmontável: Foi desenvolvida para construções com difícil acesso de equipamentos ou pouco espaço no canteiro de obras. Este modelo não necessita do auxílio de guindaste para a desmontagem, já que possui seu próprio sistema que se auto desmonta.

O ponto positivo deste modelo é a versatilidade pois, pode ser instalada no chumbador como torre fixa desde o início da obra. Após a conclusão dos primeiros andares, inicia-se a ascensão e passa para a fixação nas lajes, possibilitando chegar a altura de até 200 metros.

É importante lembrar que o sucesso do uso das gruas depende de um conjunto de fatores, dentre elas um bom planejamento para a logística de materiais, acompanhamento dos prazos de execução e operadores e sinaleiros capacitados, o que é determinante para garantir a segurança e a eficiência do equipamento.

Nós da Grubras somos especialistas na área, atendemos aos mais rigorosos controles de qualidade e oferecemos diversos modelos de gruas, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade da sua obra. Solicite um orçamento diretamente por nosso site ou entre em contato com nossa equipe comercial!

Fotos:

  • O que você precisa saber para adquirir uma grua?

Veja também

Solicite seu orçamento | GRUBRAS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento
Whatsapp | Grubras