SOLICITAR ORÇAMENTO

Saiba por que é importante fazer a manutenção preventiva das gruas

Saiba por que é importante fazer a manutenção preventiva das gruas 28 de Julho de 2021

Para obter máximo desempenho e durabilidade das gruas e garantir o pleno funcionamento, é imprescindível que seja realizada a manutenção preventiva. Além de obrigatória pela norma regulamentadora NR 12, a manutenção prolonga a vida útil do equipamento, reduz o risco de acidentes, evita a quebra de peças e paradas não programadas.

Ao realizar inspeções regulares e corrigir problemas antecipadamente evita-se os custos com reparos e substituições de peças. Uma boa manutenção garante que a grua estará sempre nas melhores condições de operação.

Continue lendo esse artigo e conheça mais algumas vantagens da manutenção preventiva em gruas!

O que diz a NR-12

As ações de manutenção preventiva não são opcionais para a empresa. Pelo contrário, trata-se de uma regra determinada pela Norma Regulamentadora 12 (NR 12), que fala diretamente da segurança no trabalho de máquinas e equipamentos.

A Norma diz que a manutenção preventiva é um dos requisitos básicos exigidos para as empresas, com intuito de evitar acidentes e prevenir doenças no trabalho.

Benefícios da manutenção preventiva de gruas

 

1. Economia a longo prazo

O custo da manutenção preventiva é muito menor quando comparado às intervenções corretivas. Isso porque, é mais barato inspecionar e trocar alguns itens da grua e mantê-la em pleno funcionamento, do que deixá-la parada por conta de quebra ou comprometimento de alguma peça.

2. Aumento da vida útil da grua

A manutenção em dia também é uma garantia de que a grua durará por muito mais tempo, maximizando o retorno sobre o investimento. Além disso, gruas bem mantidas também operam de forma mais eficiente, mantendo a produtividade no local de trabalho.

3. Possibilidade de programar a manutenção preventiva

Outra grande vantagem da manutenção preventiva é fato dela ser programada. A partir disso, se pode prever as paradas do equipamento, agendando para horários que ele não seja tão utilizado, sem impactar na operação da empresa. Também é possível calcular gastos com peças ou mão de obra.

Um plano de manutenção preventiva bem-definido é essencial para que as empresas alcancem o máximo da eficiência operacional e se mantenham competitivas no mercado. Caso tenha alguma dúvida sobre a manutenção das gruas da Grubras, entre em contato através do site!

 

Fotos:

  • Saiba por que é importante fazer a manutenção preventiva das gruas

Veja também

Solicite seu orçamento | GRUBRAS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento
Whatsapp | Grubras